11.14.2009

A História do Nu-Metal

O Nu-Metal foi um termo usado pela imprensa em meados dos anos 90 para definir um género musical que começava a ganhar notabilidade na época. Nascido dos escombros do grunge, este estilo tocava de base metal, nomeadamente o thrash metal da Bay-Area, mas com uma mescla de estilos que causaram contestação dentro do público mais agarrado aos valores tradicionais do heavy metal.

De facto, géneros como o Industrial/EBM, o Hip-Hop, o Grunge ou o Funk serviram de influências para o seu desenvolvimento, onde bandas como Orgy, White Zombie, Helmet, Ministry, Tool, Rage Against The Machine ou Faith No More são citadas como referências importantes.

Korn foi a grande banda inspiradora de todo o movimento que se seguiu, com o seu primeiro
single - 'Blind' - a tornar-se num clássico do género.

Seriam os californianos Korn com o seu álbum homónimo, lançado em 1994, que inspirariam este movimento, seguidos dos Deftones, com ‘Adrenaline’ em 1995. Os músicos, como resultado das suas diversas influências, vestiam roupas largas como a dos cantores hip-hop, rastas ou então, dreadlocks e maquilhagem gótica, fazendo lembrar as bandas gótico-industrial. As músicas alternavam entre vocais berrados e limpos, muitas vezes cantados em rap, e as guitarras eram distorcidas com ausência de solos.

Surge então um novo movimento musical, que apesar das bases underground, ganha rapidamente notoriedade nos media, causando reprovação na comunidade metaleira, e levando o metal a um público mais jovem que não ouvia música pesada desde o fim dos Nirvana.

Apesar de uma carreira promissora, os Snot
conhecem um final abrupto, após a morte trágica
do carismático vocalista Lynn Strait.

Já outras bandas com renome na cena metal, como o caso de Machine Head, Fear Factory ou Sepultura, influenciadas pelo novo estilo, decidem introduzir características de Nu-Metal nos seus álbuns, causando grande polémica. Outras bandas da Califórnia como Coal Chamber, Snot, Incubus ou System Of A Down nascem para reforçar a cena, cada vez mais encorajada com festivais como o Ozzfest que começam a incluir grande parte destas bandas nos seus cartazes.

Contudo, seria com a entrada no séc.XXI que se dá o grande boom da cena. O sucesso cada vez maior do estilo, e os lucros das editoras discográficas, dão origem a um número desenfreado de grupos que se repetem dentro do estilo levando-o à exaustão. Apesar disso, algumas bandas formadas nesta altura como Slipknot, Linkin Park ou Limp Bizkit revelar-se-iam baluartes importantes na história da música.

Por volta de 2003/ 2004 o Nu-Metal começa a dar sinais de desgaste, com o fim de algumas bandas importantes como o caso de Coal Chamber, ou com a mudança para outros estilos como em Linkin Park ou Deftones. Por outro lado, novos géneros musicais vão assumindo as vendas no mercado metaleiro, como o caso do metalcore e do deathcore. Actualmente tem-se assistido ao regresso de algumas bandas do cenário Nu-Metal, como Limp Bizkit ou Spineshank.



'Kittie no festival ambulante Ozzfest, em 2000.' O facto das Kittie serem das poucas bandas femininas no cenário metal, deu uma considerável visibilidade à banda e por conseguinte a oportunidade de fazer a sua tornée de estreia com os Slipknot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentares!